sábado, 28 de abril de 2012

Voluntariado ou trabalho escravo?

Venho por meio desta contar uma situação não muito agradável. 


Me ligaram para eu fazer uma participação num piloto do novo seriado de um cara famoso (vou omitir o nome, porque hoje em dia se processa por qualquer motivo). A princípio, falaram  R$150 das 7h às 12h no sábado. Bacana. Não é muito, mas é uma figuração, então... Bacana. Pode mandar minhas fotos. Alguém me ligaria mais tarde para falar do horário e outras informações. Legal.


Às 19h o telefone toca. "Olha, meio que o diretor muda de ideia na hora, e provavelmente ele vai querer que você vá no domingo também". "Bacana!" - eu penso, "Duas diárias, trabalho um pouco maior do esperado". Pra confirmar, pergunto, porque é sempre duvidoso. E a resposta: "Não, não... nós só estamos pagando você, e esse valor é pros dois dias. Tem várias outras pessoas que também vão participar, mas que não vão ganhar nada, então você está ganhando 150 vezes a mais do que qualquer um lá." 
Eu: "Mas isso é trabalho escravo!
Pessoa: "Não, é trabalho voluntário...
Eu: (pensando) "Trabalho voluntário eu faço pra uma instituição de caridade, não pra um cara cheio da grana.
Pessoa: "Mas eu entendo você.
Eu: "Essas outras pessoas que toparam fazer de graça também são atores formados?
Pessoa: "Não... Mas tudo bem, eu entendo você, e o seriado vai prolongar, e agora que já tenho o seu material vou guardá-lo pra te chamar pra fazer algo um pouco maior
Eu: "Tá, legal




AGORA VEM A MINHA CONCLUSÃO DISSO TUDO
Gente, que porra é essa? Eu já ri muitas vezes com esse cara, e tenho certeza que você também. Nós gostamos dele. É uma pessoa aparentemente inteligente e sensata. É que nem político, na frente está tudo bem, o discurso é maravilhoso e quando vai ver a realidade da classe dos trabalhadores, estão todos na miséria e o cara vai dizer que não viu e que não sabe de nada!


E as pessoas que toparam se submeter a esse trabalho por estar perto de um cara famoso ou sei lá qual motivo, me desculpem mas... vocês vão continuar miseráveis com essa atitude! Figuração atrai figuração, dinheiro atrai dinheiro e submissão atrai submissão. 


Vocês, topando esse TRABALHO de GRAÇA, só vão atrair esse tipo de coisa e não vão conseguir melhorar a cabeça de pobre de vocês nunca. "Experiência", eu ouvi. MEU CU! Ninguém está ganhando nada, mas vamos ver quanto que o famosão está ganhando? Se não tiver ganhando nada também, tira 5 mil do próprio bolso, que pagando o mínimo de figuração (R$230) ainda dá pra pagar 21 pessoas. Vai te faltar 5 mil reais? Não! Mas pra mim vai. Eu preciso dar valor ao meu trabalho. Eu DOU valor ao meu trabalho.


Desculpa, mas eu não vou trabalhar de graça pra você. Se você fosse um cara que tivesse começando, não tem verba mesmo, eu até topava, eu já fiz muito trabalho de graça. É legal incentivar quem está começando. Mas você simplesmente não está começando, amigo. Não dá pra fechar os olhos pra quem vai trabalhar com você (eu acho que nesse caso nem é COM, é PARA) e abaixar a cabeça e concordar que não vai pagar nada para alguns e R$150 para duas diárias de 7 horas pra mim!


Eu aposto que por eu não ter aceitado, eles colocaram um dos que não vão ganhar nada pra fazer o que eu iria fazer. 
Ah...eu não sei com qual dos lados eu tô mais decepcionada. Com quem tá por baixo ou com quem tá por cima.


A relação deve mudar. Eu não sou menor do que ninguém por não ser famosa. Eu sou atriz, em começo de carreira, sou inexperiente em muitas coisas, mas sou um ser humano que nem você. Eu sou igual a você. Sou mais jovem, mas isso não me tira o direito de querer ganhar o meu dinheiro e a minha experiência. E eu não vou guardar isso pra mim. Eu também tenho direito de falar. E prefiro guardar a oportunidade de ganhar experiência com alguém que dê tanto valor à minha profissão quanto eu.


Grata.

Um comentário:

  1. Concordo Kel.
    Somos constantemente desvalorizados e entrar no mercado é complicado porque todos querem que você tenha experiência, porém poucos te dão uma relam oportunidade de conquistá-la.
    Me revolta tb quem se submete a trabalhos escravos só para ter 5min ao lado de um celebridade e mais revoltante ainda é essa celebridade fazer uso desse artifício ao inves de dar uma real oportunidade para quem estudou para exercer a mesma profissão que ele.

    ResponderExcluir