terça-feira, 27 de julho de 2010

passado, traumas e amizades

às vezes me vem uma vontade de que as pessoas com quem eu convivo não tivessem um passado. que o ontem, inclusive, não existisse. não que eu não fosse me lembrar do nome nem das relações que tivemos no dia anterior, mas que isso não influenciasse totalmente no modo como vou tratar a pessoa no hoje. não totalmente porque é impossível não ser influenciado, mas que não agíssemos simplesmente na zona de segurança e, em consequência, uma repetição sem fim dos mesmos erros e das mesmas gracinhas (podem ser chamadas também de coisas que funcionam) - já não basta que a eternidade seja uma repetição, as nossas escolhas no chamado presente também tem que ser todas iguais e previsíveis.

venho pensando há alguns dias nas amizades, amigos, essas coisas aí. não me sinto confortável digitando isso. amico, friend, amigo etc. digitei "essas coisas aí" para que pareça menos relevante na vida. acho que eu tenho meio que um trauma disso, amizades. eu tenho uma mania esquisita (que agora achei esquisita, mas no dia-a-dia nem penso nisso e é automático agir assim) de confiar totalmente nas pessoas. não sou burra nem muito boa, mas quando confio não é pela metade. vou lá e puntz: falei tudo da minha vida. já depositei meu coração inteiramente nas mãos de outra pessoa (não estou falando de relacionamentos amorosos), mas o outro (no caso, o chamado amigo) não soube cuidar direito dele. não é uma reclamação. é um alerta para eu não cometer o mesmo erro e para alguém que venha a ler não fazê-lo. isso já foi dito por muitas outras pessoas e é um tanto clichê (e falar isso também é um outro clichê) mas não custa nada repetir: ninguém cuida melhor do que nós mesmos do nosso coração. e não só do coração, mas do corpo inteiro. braço, pâncreas, fígado (esse é importante pra nós, jovens de hoje), mente e tudo mais.

devido ao meu "meio que um trauma", como dito anteriormente, eu tenho uma outra mania que é a de esquecer muitas coisas. um dia percebo que esqueci. (se é que isso é possível). mas várias vezes já me peguei pensando em algo que estava completamente esquecido. quanto mais a gente vive, mais a gente esquece, de tanta coisa que existe na vida. deveria ser tudo muito registrado, ou não, nem devia, acho que tudo existe pra ser esquecido mesmo. imagina se fosse tudo filmado e a gente fosse querer rever tudo? passaríamos o resto da vida num mesmo dia, ou numa mesma semana, ou num mesmo ano, ou nuns mesmos dias bons da vida (sei lá o que é que se acaba lembrando no final da vida). não sei pra que o passado e a memória servem direito, mas acho que é unicamente para a utilização da lógica e das coisas práticas da vida, tais como lista de supermercado, como postar em blogs, se eu junto Q + U + E forma a palavra QUE. e não para serem choradas ou lamentadas, afinal, isso realmente não serve de nada (infelizmente). não lamento tanto por isso porque se servissem, não sobraria mais tempo pra viver.

4 comentários:

  1. O que mais dá raiva é quando a gente precisa dos amigos e eles somem ou até estão próximos porém não levantam um dedo para ajudar. Na real parece que o mundo está ficando cada vez mais frio. Eu sempre tive uma certa misantropia, o que me faz querer me isolar numa caverna nas montanhas e esquecer o resto do mundo. Um dia farei isso.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Esse lance de amigo é complicado mesmo.Como o Igor falou aí em cima,tem mto disso: parece que o "amigo" ta meio em alpha,sei lá.Só sei que ele faz pouco caso do que vc ta passando.
    Mas acho que confiar mto nas pessoas não é defeito.Acho até uma raridade nos dias de hoje (onde a maioria das pessoas te olham com desconfiança sendo que nem te conhecem).Isso é sinal que vc sabe se entregar para as coisas.

    E nossa,já quis umas mil vezes deletar minha memória.Começar do zero.Sem ter impressões ou traumas antigos.Mas acho que só seria uma nova forma de ter impressões e traumas novos :p

    ResponderExcluir
  4. É raro ter uma amizade hj em dia em que ninguem peça nada em troca. Ser amigo só por ser para mim já é uma grande alegria, é aonde vc pode falar, conversar, discutir, chorar, reclamar, brigar, discordar, compartilhar, etc.
    E olha que trabalho num lugar que tem 7 mil pessoas e devo ter o que, uns 3 ou 5 amigos..hihi
    E não adianta apagar a memoria, fariamos tudo de novo...

    ResponderExcluir